segunda-feira, 2 de abril de 2012

SEJA CATÓLICO APOSTÓLICO E NÃO CAÓTICO APOSTÁTICO !!!!

A paz de Jesus amigos e irmãos, 


nestes dias durante minhas andanças pelo admirável mundo da net encontrei um texto que trazia esta curiosa indagação..... Você é católico apostólico ou caótico apostático?!?!?!


Vamos conferir o que significa isso:


Ultimamente muitos católicos adotam um cristianismo original, pessoal, de acordo com suas vontades, desejos e conceitos. Em vez de: católico apostólico, passam a ser: caótico apostático.  E bote isso tanto no masculino como no feminino!
Comecemos pelo “católico-caótico”. A palavra “católico” é um adjetivo da língua grega cujo significado é: universal. Quer indicar que o cristianismo deve ser universal, abranger todos os povos de toda a terra e de todos os tempos. O Evangelho é universal, é para todos. No caso, o substantivo é: cristão; católico é adjetivo, que poderia ser substituído por “universal”; mas, ficaria um tantoestranho aos nossos ouvidos  dizer: “sou cristão universal”… E por isso, ficamos com o adjetivo “católico” mesmo, querendo dizer “universal”. Certo?
Mas, infelizmente o cristão em vez de ser “católico”, isto é, aceitar todo o Evangelho, a Igreja, e acolher todos os que precisam, o tal cristão-"caótico" faz uma misturança de tudo e faz uma religião das suas conveniências, catando aqui e ali meias verdades e… bota tudo no “liquidificador” do seu egoísmo e da sua ignorância, do seu orgulho. Daí aperta o botão das suas vaidades, e dá aquela chacoalhada caótica de católico-umbandista-cientificista-espiritualista-esotérico-maçon-protestante e tudo mais que possa existir. E depois se mete a discutir religião sem entender bulhufas. Não compreende a sua religião e mete a discutir outras. É o completo caos.
A Fé desse tipo de cristão caótico fica na periferia, fica somente à margem, longe do profundo do oceano do coração de Deus. E, no fundo mesmo, ele não quer é se comprometer com as dimensões da Fé: a dimensão pessoal da consciência limpa, a dimensão social da Justiça, a dimensão Política do compromisso com a ética do bem-comum; e, por aí afora. O cristão caótico cria um caos entre Fé e Vida, entre Fé e as realidades temporais onde ele deve atuar. O “caótico” cria uma religião liberalóide, à imagem e semelhança de suas idéias e gostos. Assim é fácil, não é...?

Apostólico é o termo que vem desde os tempos dos apóstolos, do tempo de Cristo. É só ver nos Evangelhos como Jesus quis sua Igreja como sinal do Reino. E logo constataremos que Jesus quis, nessa Igreja, uma autoridade que fosse a pedra fundamental, garantia da unidade. E sabemos que ele colocou Pedro como a primeira autoridade, que depois vai tomando o nome de papa (pai). Está clara, nos Evangelhos, a indicação do Apóstolo Pedro como o primeiro chefe. E como essa Igreja deveria perdurar e continuar através dos séculos, vemos, na história da Igreja, que vieram Uno, Cleto, Clemente … até o nosso atual Papa Bento XVI. Então esta será, claro, a Igreja Apostólica, a Igreja que o Cristo quis.
Já o nosso católico “apostático”, em vez de ficar com essa Igreja, ele vai “apostando”, num sincretismo religioso, porém ao contrário do caótico que mistura tudo, este tipo de "cristão" escolhe aquela que melhor lhe dá resultado, afinal de contas fazendo uma aposta ali outra aqui vai que acerta na loteria da surperstição, de religiosidades fantasiosas, de horóscopos, de seitas orientais e outras coisas que a Nova Era vai apresentando…
Assim, de manhã, o “apostático” aposta na missa. Ao meio dia, aposta no horóscopo (alguns jornalistas-horoscopistas dizem que quando “falta assunto”: pegam horóscopos de uns anos atrás e recopiam com algumas mudanças e publicam o “horóscopo do dia”… viu, e você besta acredita). E à noite, em que “aposta” o nosso “apostático”? No candomblé, na umbanda, nas seitas, seicho-no-ie, e vai embora…
E assim vai ele, pela vida, “apostando”, até que acaba sem eira nem beira, sem convicção cristã nenhuma, sem compromisso com a Fé. Uma religião na base da emoção, da fantasia, sem firmeza histórica, sem firmeza evangélica, sem firmeza da Fé. Apostando no que lhe convém no momento… Nem cristão, nem católico, nem apostólico, mas: “apostático”…

É triste reconhecer isso... mas faça essa pergunta pra você hoje. O que eu tenho sido, cristão católico apostólico ou cristão caótico apostático??!

Vivamos bem nossa fé sobretudo nessa semana dedicada a experimentarmos o extremo amor, amor de cruz. Contudo só quem passa pelo amor da cruz pode vivenciar em si a ressurreição.

Agora é sua vez! Vai querer Ressuscitar como católico ou ficar no mundo da morte como caótico!?!?

Tenham uma excelente Semana Santa, pois ela pode ser santa....
só depende de você...


Deus abençoe


Renan Lima

0 comentários:

Postar um comentário