História


Uma Igreja Missionária!

No ano de 1954, nasceu a igreja de São Jorge, como povo de Deus em missão,sob os cuidados de Frei Erasmo. Já naquele momento santas mulheres começavam a percorrer as ruas do Bairro Tiradentes, levando uma mensagem cristã, a oração do Terço e as ladainhas. Logo, alguns movimento e associações de fies que existiam na Igreja Matriz, ganharam novos rostos na Igreja nascente: apostolado da Oração, Cruzada, Legião de Maria...

Ainda vivíamos a experiência da Missa em Latim, o que durou até que viessem os primeiros passos de inculturação da igreja, através do Vaticano II e seus desdobramentos na América Latina.

O sino da Capela é um símbolo que permanece vivo. Ele veio através de campanha, realizada em todo São João de Meriti, reunindo desde a Família Sendas, até as famílias mais humildes de nossa igreja. O sino traz cravadas as imagens de Santo Antônio, N. Sra. De Fátima, São Jorge e  o Sagrado Coração de Jesus e nele se lê a inscrição: Vila Tiradentes, 1965 – Frei Cornélio Abel OFM. O ressoar do sino, nos faz lembrar o Fim do Concílio Vaticano II, que traz um novo tempo para toda igreja e nos chama para a Missão. A Igreja celebrava as festas de São Jorge, São Benedito, São Sebastião, São Pedro, Sagrado Coração de Jesus e Cristo Rei: era uma Igreja festeira!

A imagem de são Jorge, ocupava o centro do presbitério, e após o ano de 1974 o sacrário foi para o centro e a imagem de São Jorge recuou para a lateral da Igreja.

Nos anos 70, nasceu o dízimo. Até ali, o sustento da Igreja vinha do Apostolado da Oração.

Já contamos com vários serviços na área da ação social: Escola Paroquial São Jorge, atendimento Jurídico, Ambulatório Médico, Jardim de Infância, Clube de Mães.

Começamos uma nova caminhada com a Escola Comunitária São Jorge, Biblioteca e a farmácia comunitária. Doação de alimentos não é ação social, é exigência evangélica: “Vocês é que tem de lhes dar de comer” (Palavra de Jesus / Lc. 9,13), Não fazemos inscrições para bolsas, damos de comer as crianças de nossa Escola Comunitária, a quem busca e a quem encontramos em nossas visitas.

Somos felizes, pois sempre contamos com sacerdotes que investiram muito em nossa formação e ainda o fazem. Temos uma Igreja sempre viva e que acredita numa fé clara e inteligente, para que a Igreja seja forte e cumpra seu papel missionário.

A história de nossa Igreja, tem muitas cenas bonitas e emocionantes, como aquela da família que tinha um Quitanda com o objetivo único de ajudar a construir a Capela. Nenhuma comunidade das que temos hoje, em nossa paróquia, existia, mas já eram sonhadas por Deus, pois muitos irmãos, que estão caminhando firmes em outras comunidades, já participaram aqui ou fizeram parte da fundação. É a glória de Deus brilhando!

A Vila Tiradentes cresceu muito e a organização nascida com o apoio do amigo Frei Estevão, foi fundamental para nos distribuirmos melhor em nossas visitas. Dividimos o bairro em setores e elegemos animadores para cada área, e hoje, mesmo não tendo os setores por escrito, ninguém se perde ou se atrapalha. Este dado foi fundamental para a organização das nossas missões Paroquiais.

Temos quatro grupos de reflexões bíblicas, catequese desde o primeiro mês de vida, jovens, Pastoral do Batismo, formação litúrgica, visita semanal aos doentes e pessoas que vivem sozinhas, Adoração ao Santíssimo, Terço dos homens, Dia dedicado a Divina Misericórdia, Celebração dominical, com a participação de mais ou menos 300 pessoas. Temos grupo de dança de crianças e jovens, área de lazer, aula de música,oração de mães pelos filhos, equipe de acolhimento, nosso blog, serviço de Xerox, Escola Comunitária, farmácia,...

Muitos sacerdotes passaram por aqui nos marcando com seu jeito de ser e de se doar.
Contamos hoje com uma equipe de frades incansáveis.

Nosso agradecimentos aos padres e leigos, que já se encontram no reino dos céus, mas vai hoje nossa homenagem sincera a você que não está em nosso meio, mas se faz presente em nossa memória: diácono Octávio.

Somos fortes como nosso padroeiro São Jorge, mas amamos viver a misericórdia, seguindo os passos de nossa Senhora da Glória, rainha no céu e serva aqui, pois a data de nossa fundação foi 15 de agosto de 1954.

Eis um pouco da nossa história. Quer saber mais? “Entra na roda com a gente...” Venha viver em Comunidade na IGREJA DE SÃO JORGE!

2 comentários:

Neide Sujdik disse...

Olá! Sou devota e como sou designer desenvolvi um anel com a estampa de São Jorge com parte da Oração na laterais se, alguém quiser ver é só entrar http://www.fantasygold.com.br/products/Anel-c%7B47%7D-Estampa-de-S%E3o-Jorge%252dBanho-de-Prata.html

Anônimo disse...

oi passei pra desejar um otimo domingo q deus ti abençoe nilda

Postar um comentário