quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Tomai todos e comei...."

A paz de Cristo irmãos,

sabem que dia é amanhã?! É o dia em que celebramos a Festa de Corpus Christi, milagre de fé e amor.
Mas vocês sabem como surgiu esta festa? Pois bem, encontrei este artigo da Canção Nova que relata como originou esta Grande Celebração da Eucaristia.


"Todos os católicos reconhecem o valor da Eucaristia. Podemos encontrar vários testemunhos da crença da real presença de Jesus no Pão e no Vinho consagrados na Santa Missa desde os primórdios da Igreja.

Mas, certa vez, no século VIII, na freguesia de Lanciano (Itália), um dos monges de São Basílio foi tomado de grande descrença e duvidou da presença de Cristo na Eucaristia. Para seu espanto, e para benefício de toda a humanidade, na mesma hora a Hóstia consagrada transformou-se em Carne e o Vinho consagrado transformou-se em Sangue. Esse milagre tornou-se objeto de muitas pesquisas e estudos nos séculos seguintes, mas o estudo mais sério foi feito em nossa era, entre 1970/71, e revelou ao mundo resultados impressionantes:
A Carne e o Sangue continuam frescos e incorruptos, como se tivessem sido recolhidos no presente dia, apesar dos doze séculos transcorridos. O Sangue encontra-se coagulado externamente em cinco partes; internamente ele continua líquido. Cada porção coagulada de sangue possui tamanhos diferentes, mas todas possuem exatamente o mesmo peso, não importando se pesadas juntas, combinadas ou separadas. São Carne e Sangue humanos, ambos do grupo sanguíneo AB, raro na população do mundo, mas característico de 95% dos judeus. Todas as células e glóbulos continuam vivos. A Carne pertence ao miocárdio, que se encontra no coração (e este órgão sempre foi símbolo de amor!).
Mesmo com esse milagre, entre os séculos IX e XIII surgiram grandes controvérsias sobre a presença real de Cristo na Eucaristia. Alguns afirmavam que a ceia se tratava apenas de um memorial que simbolizava a presença de Cristo. Foi somente em junho de 1246 que a festa de Corpus Christi foi instituída, após vários apelos de Santa Juliana, cujas visões solicitavam a instituição de uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. Em outubro de 1264 o Papa Urbano IV estendeu a solenidade para toda a Igreja. Nessa celebração religiosa, o maior dos sacramentos deixados à Igreja mostra a sua realidade: a Redenção."


Viram?! Não traz uma alegria saber que somos membros da ÚNICA IGREJA que possui um pedaço do coração de Jesus e um pouquinho de seu Sangue, presentes e incorruptíveis, mesmo depois de milhares de anos?!!?
Nossa! Obrigado Jesus, pois até diante da dúvida do coração daquele sacerdote confirmaste que estás VIVO, PRESENTE E REAL na EUCARISTIA.

Vivamos com total entrega este dia. Participe em sua paróquia, em sua diocese, procure uma Igreja mas não deixe de viver este momento especial da graça de Deus.



Deus abençoe.

Renan Lima
lima.renan@edu.estacio.br

0 comentários:

Postar um comentário